Buscar
  • Sistema do Perito

Aprenda como melhorar o controle financeiro de perícias



É muito importante manter as finanças em ordem em qualquer profissão. Na área pericial, essa necessidade é igualmente indispensável. O perito exerce uma função de extrema responsabilidade e, se estiver com a situação financeira de seus negócios em ordem, poderá destinar sua atenção para o que realmente importa. Isso significa que terá como investir em novos materiais e tecnologias para trabalhar, bem como em especializações que valorizem ainda mais seus serviços, além de também estar preparado para enfrentar períodos de menor demanda ou algum possível prejuízo. Entender a entrada e a saída de dinheiro pode, até mesmo, ser visto como uma vantagem competitiva para essa atividade, com excelentes resultados. E o que fazer para otimizar e melhorar o controle financeiro de perícias? O que pode contribuir para que ele seja mais preciso? É o que você aprenderá agora, durante a leitura deste artigo. Confira!

Separe as despesas pessoais e de perícia

Jamais misture as despesas pessoais com as despesas de perícia. Em início de carreira, é comum que esse erro aconteça. No entanto, se não for controlado a tempo, pode gerar danos irreparáveis à saúde de suas atividades. Estabeleça um salário fixo para retirada mensal, que esteja de acordo com seus ganhos, e separe outro montante para movimentações relacionadas à profissão. Se o perito retira valores sem qualquer cuidado de seu caixa, pode ter que considerar o encerramento de suas tarefas. A partir do momento em que não demonstra autoridade no que diz respeito às suas finanças, pode deixar de passar credibilidade no mercado e perder boas contratações. Não se esqueça de que o perito é a pessoa de confiança do juiz, e ainda que ele não se envolva em particularidades financeiras do negócio, demonstrar segurança em todos os âmbitos é sempre o mais indicado.

Faça um bom planejamento financeiro

Quais são seus gastos fixos e no que você precisa investir? Ter um bom planejamento financeiro ajuda bastante a se programar e a entender custos que podem ser reduzidos em momentos de crise. Essa providência também envolve algo muito importante: o conhecimento aprofundado do mercado em que se atua. Nesse caso, o mercado jurídico lida com bastante pressão, uma vez que deve cumprir prazos com urgência e evitar ao máximo qualquer tipo de falha processual. O perito também precisa entender as principais exigências para sua profissão a fim de tomar decisões importantes de aplicação de dinheiro, tanto para considerar problemas possíveis, quanto para estar preparado para enfrentá-los e, ainda assim, conseguir tirar algum lucro diante da situação. Nessa etapa, estabeleça metas, prazos de entrega e detalhamento de tarefas com seus respectivos valores, para visualizar quanto tempo é gasto em cada perícia e o que é necessário para fazer um trabalho satisfatório.

Registre todas as movimentações e custos com cada processo

A etapa de registro é muito importante no controle financeiro de perícias. É hora de elencar e detalhar todos os custos envolvidos em cada processo, sempre com a data em que ele foi executado. Nenhuma transação de valor deve ser ignorada nesse momento, que exige total transparência. Mesmo que determinado gasto ou entrada de dinheiro pareça mínimo, ele deve constar aqui. Jamais deixe para fazer isso somente ao final de um período, como mês, semestre ou ano. Com o passar do tempo, as informações podem gerar dúvidas e diferenças que a memória não conseguirá resgatar. Faça tudo conforme a execução do processo caminha, anexe toda a documentação comprobatória para conferência e revise assim que a atividade estiver finalizada. Nunca delete ou jogue fora essas informações, visto que, em caso de alguma divergência, você terá como consultar e entender com clareza o que realmente aconteceu.

Tenha uma projeção de fluxo de caixa para um bom controle financeiro de perícias

Seja em uma planilha eletrônica, seja em um bom software para perícias, é interessante manter uma projeção de fluxo de caixa. Com ela, você consegue acompanhar melhor o que entra e o que sai todo mês. Ou seja, compreende melhor quais são suas principais despesas e o que gera receita para você, além de visualizar se há algum gasto desnecessário ou desperdício. É fundamental manter esse procedimento em dia de forma rigorosa. Sem esse entendimento, será muito difícil melhorar seu controle financeiro. Lembre-se de que muitos processos podem estar em andamento ao mesmo tempo e, se a administração do dinheiro não estiver clara, você não saberá o que cada um rendeu e se teve algum gasto inesperado nesse período.

Defina e mensure indicadores financeiros

Seus registros financeiros permitirão que você tenha em mãos algumas médias e indicadores. Dessa maneira, você saberá quanto poderá gastar e que contas tem a pagar, de modo a permanecer sempre com saldo positivo. Outro resultado importante dessa etapa é que será possível criar um fundo reserva, algo essencial para alcançar a estabilidade financeira e profissional. Esse valor poderá ser aplicado ou investido para que se tenha uma renda fixa, com um retorno maior e melhor. Vale a pena se dedicar a um estudo mais aprofundado do mercado financeiro para entender sobre esses indicadores e sobre quais investimentos são mais recomendados para o montante que você atingiu. Algumas dessas dicas podem parecer um pouco complexas, especialmente para quem começa agora a apostar em um controle financeiro mais preciso. Contudo, é impossível deixar de ressaltar, mais uma vez, que um software voltado para perícias pode auxiliar bastante nessa gestão. Relatórios são gerados automaticamente e você economiza bastante tempo ao registrar seus processos. Para completar, há um histórico preciso de todos os trabalhos realizados até então para posteriores consultas. Escolha uma plataforma intuitiva e objetiva, que seja fácil de utilizar de qualquer lugar e a qualquer hora. Assim, você não se torna negligente e mantém seu controle financeiro de perícias sempre atualizado. Gostaria de saber quem pode ajudar você com isso? O Sistema do Perito! Um software voltado para perícias judiciais, com foco em resultados, controle e inteligência. Seus processos ficam mais organizados, e você, mais tranquilo para exercer suas atividades. Se está interessado em saber mais sobre o que oferecemos, basta entrar em contato conosco. Estamos prontos para atendê-lo!

16 visualizações0 comentário