Buscar
  • Sistema do Perito

Como equilibrar trabalho com os momentos de lazer?

Temos uma pergunta para você que pode parecer um tanto íntima demais… Mas, você pode respondê-la mentalmente, aí, só para você mesmo:

O que você prefere: estabilidade profissional, com boa remuneração, ou qualidade de vida, com conforto e bons momentos ao lado dos amigos, familiares e de quem você ama?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Você pode até escolher, de “bate-pronto” uma das duas opções, mas a verdade é que as duas são igualmente importantes.


E uma está atrelada à outra. Porém, não é tão simples conseguir um equilíbrio entre elas.


Nossas vidas agitadas, trabalho, trânsito, compromissos, necessidade constante de aperfeiçoamento e atualizações, nos fazem reféns de uma situação em que não conseguimos nos “desligar” um pouco e pararmos, simplesmente, para ouvir o som do vento nas folhas das árvores. (Você já fez isso? Recomendamos, é altamente relaxante!)

Bem, por conta de tudo isso, deixamos nossa vida em stand-by, ela lá paradinha, aguardando quando teremos tempo para ela.


Foi pensando nisso, e fazendo um exame de consciência por aqui, que decidimos reunir algumas dicas do pessoal aqui do Sistema e compartilharmos com você!


Dê uma olhada:


Seja intenso


Tão intenso como um café expresso recém-saído da máquina!


Porque assim, mesmo quando não houver muito tempo disponível para passar ao lado de pessoas importantes ou fazer aquilo que gosta, você conseguirá aproveitar as poucas horas (minutos?) que tem disponível de maneira mais profunda, levando o melhor de cada experiência.


Então, aja com as pessoas ao seu redor de forma honesta, direta e sincera. Interesse-se pelos assuntos de quem te cerca e sempre (sempre mesmo) se coloque ao lado de quem se importa realmente com você!


Vá com sua cara metade a uma atividade de que ela (ou ele) goste e desfrute deste “passeio”. Pratique atividades com seus filhos, mesmo que seja um jogo de tabuleiro (nunca envelhece) em uma tarde de chuva, ande de bicicleta, corra, brinque e ouça as risadas deles! Passe uma tarde com seus pais, faça com eles algo que os faça felizes.


Tudo isso cria uma ligação mais profunda, memórias, que servirão como um placebo quando estiver focado no trabalho e não puder estar com eles.


Fuja daquilo que te distrai


Quando estiver trabalhando, trabalhe. Quando estiver nos seus momentos de lazer, esteja ali, presente.


Não tente fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Sabe o que pode acontecer: nenhuma das duas será satisfatória ou suficiente.


Tenha um “modo trabalho” e um “modo lazer”.


No “modo trabalho”, foque nas suas atividades, estipule prazo para cumpri-las (se não houver), saia das redes sociais, se afaste de tudo aquilo que rouba o seu tempo.


Já no “modo lazer”, entenda que você precisa, sim, de um tempo só seu, para dar uma espiada nas redes, para jogar (videogame, apps de jogos, o que for a sua praia), ler, etc. Pense neste momento como um “bônus” por você ter cumprido um prazo ou uma meta, por exemplo. Quando estiver com sua família ou amigos, se desligue do restante e curta este tempo com eles, se doe a eles.


Você vai ver a diferença que esta medida simples pode fazer na sua vida! Você vai descobrir que sem distrações, te sobra tempo!


Férias são uma necessidade básica


Não ache que consegue viver ligado na tomada. Você não consegue e se tentar, ainda pode acabar doente.


Nosso corpo e nossa mente precisam de descanso. Nossa cabeça não funciona sob desgaste físico ou psicológico.


Pode notar, começamos a ficar esquecidos e nos distraímos mais facilmente (releia o item anterior).


Então, reserve um tempo para passear, conhecer lugares novos, divirta-se com quem estiver com você.


E DURMA


Estes momentos de descontração e descanso farão uma enorme diferença na sua vida e serão suficientes para que você recupere suas energias e volte renovado, com mais gás e vontade para o trabalho.


Hobbies e mais hobbies!


Não é papo de quem quer vender kit de pintura a dedo ou artesanato com bolinhas de papel, aulas de ioga com cabras (deve ser bem legal) ou nenhuma destas coisas que vemos por aí...


Não, nada disso. Queremos que você faça uma atividade que gosta, pode ser um esporte, pode ser alguma das alternativas que demos aí em cima, pode ser algo que os outros achem bobo (não ache, você não precisa da opinião e da aprovação alheia, se fazer algo “bobo” te faz feliz, então, faça!)


O importante é fugir da rotina e abrir a sua mente para coisas novas e sensações que só te farão bem.


Mas, olha, o hobby deve ser encarado como algo que faz parte da sua rotina e que, portanto, deve ter um tempo na sua agenda só para ele, mas não deve, em hipótese alguma ser encarado como uma obrigação, aí deixou de ser prazeroso, deixou de ser um hobby.


Faça uma gestão de tempo


Ao longo do post conversamos sobre tempo e já deu para perceber que ele é essencial para que tudo ande.


Mas, organizar a sua vida diária pode ser um desafio! E nós estamos aqui para te ajudar a fazer essa gestão de tempo.


Nossa ferramenta coloca as suas atividades de trabalho nos trilhos, sem tempo perdido procurando documentos, sem perda de prazos para recebimento de honorários, sem que a sua equipe trabalhe em plataformas diferentes. Fazemos isso e muito mais.


Agora te convidamos a voltar lá para o primeiro parágrafo e responder novamente à pergunta que te fizemos. A resposta pode até ser a mesma, mas você já vai começar a se questionar se escolher só uma das alternativas é o melhor caminho para você.


Se escolher ter uma carreira sólida, vitoriosa e, ao mesmo tempo, uma vida pessoal plena e feliz, nos chame pelo WhatsApp, vamos ter um prazer imenso em te apresentar algumas novas possibilidades!



5 visualizações0 comentário