Buscar
  • Sistema do Perito

Empreendedorismo e Perícias, qual a relação?

Há uma enorme diferença entre ser um perito e ser um perito empreendedor!


Vamos começar do início: PERITO, segundo o dicionário, é aquele que é sabedor ou especialista em um determinado assunto.


Já o perito EMPREENDEDOR não tem descrição de significado em nenhum dicionário, mas podemos dizer, sem medo de errar, que ele é o profissional que coloca em ação seus conhecimentos, que pratica sua função com responsabilidade social. O perito empreendedor é, por natureza, ativo, arrojado, gera negócios, sempre com base na ética.


Então, agora, faça sua escolha: você prefere ser um perito ou um perito empreendedor?


Nós afirmamos que o SUCESSO que tanto almeja virá, somente, se você empreender.

Problemas que um perito empreendedor enfrenta.

O profissional que escolhe atuar como perito judicial, seja qual for a especialidade, se depara com alguns problemas em seu dia a dia.

A maioria deles é de ordem administrativa e que podem afetar o desempenho do trabalho como um todo.


Seja porque a equipe tem de trabalhar com diversas ferramentas para elaboração do laudo pericial, ou a perda de tempo em consultas de documentos constantes no processo, tudo isso são empecilhos que o perito empreendedor pode encontrar em sua rotina.


Outra reclamação constante que vemos é em relação à liberação dos honorários. Muitas vezes, o processo é encerrado e o perito não é informado sobre a disponibilidade do seu pagamento.

Por isso, para ter sucesso nesta profissão, é preciso organização, equilíbrio social e profissional.


Estes são os desafios que devem ser solucionados diariamente. Razão que nos fez criar o Sistema do Perito.


Além de uma ferramenta de gestão, o que mais é preciso para ser um perito empreendedor?


Todo empreendedor deve PLANEJAR!


Planejar é prepara a AÇÃO, fortalecer os OBJETIVOS para alcançar as METAS que propusemos para nós mesmos e que o mercado nos apresenta.

Quem não planeja, erra já de início. Faça os seus planos, pense em todos os pontos para a ação, inclusive naquilo que pode dar errado, busque alternativas, saiba ouvir, tanto seus subordinados quanto seus colegas e seus concorrentes.


Planejar é construir uma ponte entre o que você deseja e que você pode realizar!


Além disso, o perito empreendedor deve ser generalista, ou seja, conhecer a fundo a sua área de atuação, em que é formado, e buscar conhecimento em outras áreas que estejam ligadas ao seu trabalho.

Porém, isto não significa que o perito deva ser formar em outro curso universitário.


Bem, se quiser, conhecimento nunca é demais… Mas é importante saber quais são os aspectos gerais de um processo, formas de administração, etc. E não podemos nos esquecer das constantes atualizações na sua área de atuação.


Separamos, também, alguns fatores que são importantes para que você alcance sucesso na sua carreira:


  • HUMILDADE: para reconhecer erros, falta de conhecimento, experiência entre outras coisas, e a coragem para assumir isso e buscar a informação que lhe falte;


  • DISCIPLINA: para definir suas metas e objetivos, trabalhar focado no seu resultado;


  • FLEXIBILIDADE: aprender com seus erros, transformar uma experiência não tão bom em oportunidade de crescimento;


  • CRIATIVIDADE: faça o que os outros não fizeram, pense diferente, saia da sua zona de conforto, esse é o principal atributo de empreendedores vitoriosos;


  • SORTE E RISCO: a sorte acontece quando a preparação encontra a oportunidade e, em alguns casos, é preciso correr alguns riscos, sim!


  • OTIMISMO: é preciso ter para sempre ver o copo meio cheio;


  • DETERMINAÇÃO: suas decisões, suas escolhas e suas ações devem acontecer hoje, jamais deixe para amanhã;


  • QUALIDADE: é necessária para manutenção dos seus clientes, sejam eles judiciais ou não;


  • SEGURANÇA: o perito empreendedor demonstra a sua vantagem competitiva pela sua idoneidade, sigilo, confiança, comprometimento e compromisso com seus laudos, prazos e entregas.


Para terminar,

O perito empreendedor, para alcançar o sucesso, deve ter, além de conhecimento técnico específico na sua área de atuação, energia para buscar mais informação, capacidade de pensar com um empreendedor.


Deve ter talento no relacionamento em pessoas, habilidade em comunicação.

E contar com uma ferramenta que o ajude a organizar e otimizar o seu trabalho! Acesse o nosso site e faça um teste grátis!

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo