Buscar
  • Sistema do Perito

Está com lucro reduzido na empresa? Conheça 5 estratégias para resolver



Todo negócio não filantrópico tem como objetivo principal a geração de lucro. O desejo pelo sucesso financeiro é o sonho de todo empreendedor, mas o lucro reduzido pode ser um grande entrave para a conquista desse objetivo. Entende-se como lucro reduzido a diminuição dos ganhos da organização. Isso não significa que ela está em uma situação de prejuízo financeiro, porque o caixa ainda possui capital. Mas se trata de uma diminuição gradativa dos ganhos, que não pode ser ignorada pelo gestor. Para superar essa situação, é fundamental considerar alguns pontos. Neste artigo, elencamos as 5 melhores estratégias que solucionam esse problema e possibilitam o desenvolvimento do seu negócio. Confira!

1. Otimizar os processos

A primeira e principal maneira de maximizar o desenvolvimento da empresa é a otimização constante dos processos produtivos. Certas metodologias se tornam ultrapassadas com o tempo e não conseguem acompanhar as demandas do mercado. É nos detalhes que podem estar o grande diferencial para multiplicar os resultados, pois as pequenas economias de tempo valem muito no final de cada jornada de trabalho. A otimização pode consistir na eliminação de entraves no fluxo de trabalho, implementação de ferramentas que minimizam as atividades burocráticas e erros, redução de etapas necessárias para terminar os trabalhos etc. Para essa otimização, mapeie os processos para identificar pontos de melhoria e solicite feedback e críticas construtivas dos seus colaboradores, que estejam direcionadas à melhoria da rotina de trabalho. Também padronize o fluxo de trabalho para a metodologia mais produtiva. Assim, todos os colaboradores realizarão as suas tarefas da forma mais adequada possível.

2. Automatizar as tarefas

A automatização é um desdobramento da otimização dos processos de grande impacto. Ela consiste na implementação de um software de gestão que realiza mecanicamente várias atividades burocráticas, estressantes ou morosas. Isso diminui a ocorrência de erros, o que evita retrabalhos, como também torna o trabalho menos estressante, aumentando a produtividade de todo o pessoal. Como se não bastasse, a automatização torna a empresa blindada contra fraudes, furtos e incidentes que geram perda de documentos, caso seja utilizado um sistema web com backups (cópias de segurança) em nuvem. Uma atividade importante para a gestão é a elaboração de relatórios que evidenciam a produtividade do negócio. Vale a pena optar por um bom programa para criar automaticamente as demonstrações sobre a empresa, que são atualizadas em tempo real.

3. Reduzir gastos desnecessários

Os lucros da empresa estão diretamente ligados ao controle de receitas e despesas. A falta de uma boa gestão financeira pode fazer com que o negócio esteja arcando com gastos exacerbadamente altos, mas que não geram valor à empresa e, portanto, são desnecessários, o que gera o cenário de lucro reduzido. Alguns exemplos de gastos desnecessários são:

  • planos de celulares com mais recursos que o necessário;

  • carros da empresa que consomem muito combustível;

  • manutenção de equipamentos antigos que podem ser substituídos por novos.


4. Revisar os contratos

É comum que as empresas simplesmente façam renovações automáticas de seus contratos durante anos. Mas esse é um grande erro, pois tanto o cenário econômico brasileiro quanto os aspectos internos das empresas estão sempre em constante mudanças. Dessa forma, a cada ano, é possível reavaliar os contratos vigentes de forma que sejam feitas novas propostas mais vantajosas para ambas as partes. Isso vale para quaisquer contratos, como aluguéis, planos de celulares, terceirizações etc.

5. Valorizar os colaboradores

Os recursos humanos do seu negócio são os elementos que requerem grande atenção para evitar a redução dos lucros, pois são os colaboradores que atuam no processo produtivo e determinam a qualidade do serviço. Recomenda-se tomar medidas que valorizem o trabalho de cada pessoa, mas isso não é alcançado somente com o aumento do salário. Algumas estratégias que podem ser aplicadas são:

  • pagamento de bônus por alcance de metas;

  • fornecimento de benefícios, como planos de saúde, vales e outros;

  • implementação de um sistema de gestão que automatize tarefas e torne o trabalho menos estressante;

  • feedbacks para os colaboradores entenderem os seus pontos positivos e os seus entraves. Dessa forma, eles podem tomar as medidas necessárias para melhorar o desempenho no dia a dia.

O lucro reduzido é uma preocupação que não deve ser ignorada pelos gestores do negócio. Por isso, é essencial seguir as dicas aqui listadas para evoluir constantemente a empresa e alcançar o sucesso financeiro. Siga as nossas páginas nas principais redes sociais. Estamos no Facebook e Youtube!

3 visualizações0 comentário