Buscar
  • Sistema do Perito

Taquigrafia e perícias, qual é a relação?

Vamos começar do começo, o que é taquigrafia?


É um método de escrita rápida que usa abreviações e símbolos com o objetivo de ganhar celeridade ou brevidade.


Estes símbolos são previamente definidos e representam certos fonemas do nosso idioma, isso faz com que a escrita ganhe velocidade. Um texto escrito por um taquígrafo é fiel às palavras do orador, mas, uma pessoa leiga nesta área não conseguiria ler sem ajuda de um “tradutor”.


Por isso, o trabalho de um taquígrafo é usado, principalmente, em audiências, debates, assembleias e discursos políticos.

E não é de hoje, a profissão existe desde a Antiguidade Clássica e sua utilidade prática e cultural era reconhecida, principalmente, por registrar as manifestações orais de políticos e as judiciais.


O Judiciário brasileiro se baseia em dois métodos, o sistema inventado pelo espanhol Francisco de Paula Martí Mora, porém, o mais comum é o de Oscar leite Alves, que criou um sistema exclusivo para a língua portuguesa.


E a transcrição feita por um taquígrafo pode se tornar objeto de perícia em um processo.


Mas, para periciá-lo, é necessário que o perito tenha conhecimento técnico para poder fazer a tradução daquela transcrição, somente desta forma ela pode ser validada como prova, mesmo o taquígrafo sendo considerado uma testemunha do que está se passando naquele momento, tanto em uma audiência, quanto em um ato político.


Enfim, você pode até nos perguntar se um perito documentista não poderia fazer esta perícia, mas não, a não ser que ele tenha este conhecimento técnico.


Vale lembrar que o documentista atesta a veracidade de um documento, ele pode até ser solicitado neste tipo de demanda, mas ele apenas vai afirmar se aquela transcrição foi feita por tal taquígrafo.


Gostou de conhecer mais uma área do nosso judiciário, interessante, não é mesmo?


E, independentemente, de qual área de perícia você trabalha, nós estamos aqui para te ajudar a organizar e otimizar a sua rotina! Acesse o nosso site e confira!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo